quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reis e Rainhas dos ritmos juninos




                                             Luiz Gonzaga “ rei do baião”
Luiz Gonzaga do Nascimento [1] (Exu, 13 de dezembro de 1912Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de acordeão, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião.Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o Baião





                                       Marines  “ Rainha do xaxado”
Marinês Caetano de Oliveira nasceu em São Vicente Férrer, Pernambuco, em novembro de 1935.
Sempre cantou, mas com 10 anos resolveu ir à rádio de Campina Grande, cidade paraibana aonde sua família se mudara.
Para se esconder do pai, disse que seu nome era Maria Inês. Na pressa do radialista, acabou virando Marinês, nome que a acompanhou ao longo de quase seis décadas
.

Quatro anos depois, estava casada com o sanfoneiro Abdias dos Oitos Baixos. Nos anos 60, Chacrinha chamou seus músicos de sua gente. Marinês e Sua Gente ganharam o Nordeste do Brasil, quase sempre anunciando as apresentações de Luiz Gonzaga, que conheceu no município sergipano de Propriá.
No repertório, o forró, em suas variações rítmicas. De uma delas, veio o título de Rainha do Xaxado.
Gravou seu primeiro compacto em 1956. Os vínculos com Gonzagão foram permanentes, com Marinês e sua indumentária real: o gibão e o chapéu de vaqueiro com que Seu Lua formou sua imagem
.

                                                             Alcymar Monteiro "o rei do forró"

Alcymar Monteiro dos Santos (Aurora (Ceará), 13 de Fevereiro de 1953), é um cantor e compositor brasileiro de Forró e Frevo.
É considerado um dos grandes intérpretes da música nordestina, mais especificamente do Forró tradicional, sendo conhecido como o Rei do Forró.
O cantor e compositor Alcymar Monteiro nasceu no distrito de Ingazeiras, em Aurora, no Ceará, e se mudou para Juazeiro do Norte, onde passou sua infância. Estudou música no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza. Porém foi em Recife, onde reside atualmente, que Alcymar Monteiro conseguiu se destacar no cenário musical.
Pesquisador dos ritmos nordestinos, Alcymar faz um trabalho versátil sem perder o foco na autêntica música nordestina. Em mais de três décadas de carreira já teve suas músicas gravadas por grandes nomes da MPB como Zé Ramalho e Alceu Valença. Já fez duetos com Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Marinês entre outros.
                           
                                              
                                                                                                   Dedim Gouveia “rei do xote” 
 O Rei do Xote do Brasil“, assim é conhecido o sanfoneiro e cantor que desde os 16 anos de idade leva alegria a todos através da sua música. Dedim Gouveia ao longo de mais de trinta anos de carreira, tem 3 discos gravados, 13 CD´s e 4 DVD´s já foi chamado de sanfoneiro nota 10 quando gravou um de seus sucessos “Rapariga”, depois passou a ser chamado sanfoneiro nota 1000.E vieram mais sucessos como Lobisomem, O duplo sentido é marca registrada de Dedim Gouveia que hoje cumpre sua agenda de shows e apresentações por todo o Brasil.

                                                                                                                              Por:sabino Moura    

Um comentário:

  1. Parabéns pelo site. Sou professora em SP e estou aprendendo muito com as informações deste blog. Obrigada.

    ResponderExcluir